
Quando pensamos em materiais descartáveis lembramos dos famosos copos plásticos, ou embalagens de delivery. Porém, suas aplicações são diversas, desde as luvas de látex, máscaras e proteções utilizadas na medicina, garantindo a saúde e segurança de profissionais e pacientes, até os produtos especializados para manipulação e consumo de alimentos.
A questão dos descartáveis é muito delicada. Se, por um lado, o descarte realizado de forma irresponsável coloca em perigo nosso futuro, do outro a praticidade e a segurança sanitária que os descartáveis trouxeram para o nosso dia a dia e indiscutível. É impossível pensar em um mundo sem descartáveis quando tantas pessoas utilizam, por exemplo, serviços de entrega delivery para evitar a contaminação das suas refeições.
E quais as vantagens dos descartáveis?
Os primeiros pontos são a praticidade e a segurança sanitária. Ninguém discute que as empresas de alimentação por delivery teriam muita dificuldade de realizar suas atividades sem o suporte dos descartáveis. Mesma situação que encontramos no setor da saúde, que depende grandemente dos descartáveis.
Outra vantagem é que os materiais descartáveis foram desenvolvidos para ocupar baixo espaço de armazenamento, mais um ponto para quem trabalha com comida, pois necessita de um espaço menor para guardar em estoque, o que também resulta em praticidade, já que temos descartáveis desenhados para diferentes produtos, como lanches e refeições.
Existe ainda fator higiene. Afinal, é difícil garantir que as louças convencionais reutilizáveis –como o vidro ou porcelana – estão livres do acúmulo de bactérias e fungos, principalmente se não forem lavados corretamente. Além disso a utilização em abundância da água e do detergente para realizar a limpeza também são prejudiciais ao meio ambiente.
De acordo com a Sabesp, lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos consome 117 litros de água em casa e 243 litros em apartamentos, por conta da pressão mais forte da água.
E como podemos ajudar o meio ambiente?
Todos nós, produtores e consumidores, podemos ajudar neste movimento por um meio ambiente mais saudável sem renunciar à praticidade que o descartável proporciona.
As grandes empresas já estão buscando soluções, escolhendo produtos menos poluentes e de fácil reciclagem, como a fibra plástica produzida com o bagaço de cana de açúcar, a fibra de bambu e outros materiais biodegradáveis ou recicláveis. Assim, é possível tornar a cadeia produtiva mais sustentável.
O consumidor deve procurar produtos que tenham selo de reciclagem impresso na embalagem, fortalecendo assim uma cadeia produtiva mais sustentável, além de buscar o descarte consciente.
Uma outra ideia simples é promover o uso racional de materiais recicláveis em festas e eventos, por exemplo: utilizar uma caneta marca texto para marcar o seu nome e, assim, não passar o tempo todo trocando de copos. Até porque dividir copos e talheres em eventos aumenta o risco de transmissão de doenças.
Realizar o correto descarte destes produtos: como sabemos, a maioria deles são recicláveis e muitas cidades já possuem a coleta seletiva de lixo. Então invista em ações que promovam a coleta no seu escritório, no seu condomínio, na sua casa e entre os membros da sua família.
Sabendo utilizar corretamente os descartáveis são grandes aliados no nosso cotidiano e a natureza agradece nosso comprometimento com o futuro do planeta.
Seja responsável!